Firetongues

Como perder a vergonha ao falar inglês?

Aprender um novo idioma pode parecer desafiador, ainda mais com a quantidade de metodologias diferentes disponíveis. E, podemos afirmar, escolher o caminho ideal faz toda a diferença para que você alcance os objetivos e permaneça com a motivação necessária. 

E um desses maiores desafios é o de superar a nossa própria vergonha ao falar inglês. Muitos learners — aprendizes — acabam não se comunicando por insegurança na hora de formar as frases e sentenças necessárias a um diálogo.

Você também é assim? A vergonha ao falar inglês normalmente é perdida à maneira que evoluimos no aprendizado, aprendemos novos vocabulários e compreendemos o que está sendo dito, seja isso em músicas, em um diálogo na TV ou conversando diretamente com um falante da língua.

Aqui no Firetongues, nós temos bastantes alunos que entraram inseguros e depois de algum tempo passaram a se comunicar de maneira mais fluida e segura. A prática é o melhor caminho para isso. Hoje vamos compartilhar com você algumas táticas que usamos com nossos alunos e têm dado muito certo. Vamos lá!

Tenha maior contato com o idioma

Essa é uma dica de ouro — it’s a golden tip — por isso, trouxemos ela de primeira. Não há nenhum segredo precioso para aprender e desenvolver a fluência em inglês, senão o contato intenso com a língua.

Assim como adquirimos a nossa língua mãe, aprender um novo idioma requer o contato com seus sons, a sua leitura da imagem e do ritmo da sua estrutura no nosso dia a dia.

Há diversas formas de manter esse contato vivo: assistir séries, ouvir músicas, ler livros e outros conteúdos feitos originalmente em inglês ou adaptado. Comece com legendas e vá retirando as legendas conforme for se sentindo mais seguro.

Crie um roteiro de prática

É muito comum que estudantes foquem em aprender a gramática e a estrutura do inglês. Porém a prática nem sempre está presente em seus planejamentos. E sem planejamento, essas estratégias de aprendizado importantes acabam ficando de lado.

Por exemplo, se você for fazer uma aula focada no verbo to-be, agende também alguns momentos para colocar essa teoria em prática, veja só?

Dia 1: estudar o verbo to be;

Dia 2: descrever todas as minhas características e as características da minha família e amigos;

Dia 3: gravar um áudio no celular falando todas as características que descrevi;

São atividades simples de planejar e que farão muita diferença.

Aprenda novas palavras todos os dias

Não seja como aqueles estudantes “emocionados” no início do curso que começam a aprender tudo o que vem pela frente e logo desistem de tudo. É muito mais produtivo aprender uma ou duas palavras por dia e praticá-la que tentar decorar muitas delas e esquecer. Essa atitude pode ser negativa e gerar frustração.


Veja só uma dica ótima: ande com um caderninho ou use o bloco de notas do seu celular e comece a anotar, em inglês, o nome das coisas que você vê durante sua rotina. Por exemplo, as coisas do seu quarto, as coisas que você observa pela janela do ônibus e por aí vai.

Use as sentence frames para treinar

Uma abordagem que tem se mostrado muito eficiente são os Sentence Frames em inglês. Mas, o que são eles? Os Sentence Frames são estruturas de frases com alguns espaços em branco, para que o aluno complete de forma que faça sentido para ele. Um padrão de exercício bastante usado para treinar a compreensão da estrutura da língua.

Veja alguns exemplos:

  • Hello, my name is ____.

Acima, temos um exemplo de Sentence Frame bem simples, em que a única informação que o learner irá completar será o seu nome, ou seja, a informação que irá variar de aluno para aluno. 

Então, o aluno terá liberdade para praticar vocabulário chave, tempos verbais, conteúdo acadêmico, entre outros, em uma estrutura da frase montada previamente. Escreva, crie variações e repita, para fixar o que aprendeu.

Dessa forma, dá-se o foco onde é necessário, além de prover mais segurança para o aluno de que sua frase está, de fato, correta. 

É importante, com os Sentence Frames, praticar a leitura em voz alta da frase completa, pois a leitura reforça e grava a estrutura, facilitando a memorização das setenças estudadas.

Abaixo, veja alguns exemplos de Sentence Frames para você completar e praticar em voz alta na sua casa, check it out!

  • Describing yourself: 

My name is ___, I live in _____ and I work as a ______.

  • Telling a story:

First, _____. Then _____ because _____. Finally, _____ because _____.

  • Comparing: 

They are different because _____. They are similar because they are both _____.

Viu? Os sentence frames são práticos e úteis para auxiliar o aprendizado, mas é apenas uma das maneiras de aprender inglês. É importante que o aluno não se prenda a essas estruturas prontas e busque, de maneira ativa, ferramentas para otimizar sua jornada.

Invista em você

Aprender inglês é um grande investimento de vida e de carreira. E para perder a vergonha ao falar inglês é importante investimento de tempo e de disposição. Não pense que este é um desperdício de energia, pois você colherá muitos frutos de todo esforço que faz agora.

A gente está aqui para te ajudar a tornar a sua jornada mais produtiva e intensa. Aproveite para companhar as nossas redes sociais e praticar todos os dias. Lembre-se: o contato diário com o inglês é a chave para sua evolução.

Compartilhe

Acompanhe Mais:

Aprenda inglês agora!

Chegou a hora de vencer esse desafio.