Firetongues

6 dicas para melhorar seu inglês!

O listening é um dos maiores pesadelos dos aprendizes da língua inglesa. Isso acontece pois criamos um costume de ouvir um professor falando inglês, ou até mesmo nossos colegas, mas quando ouvimos um nativo ou alguém de outro país cujo inglês é a segunda língua, as coisas ficam um pouco mais complicadas. 

Além de lidar com diferentes sotaques, também temos expressões idiomáticas exclusivas do inglês, gírias e também os linking sounds, ou seja, a conexão de uma palavra na outra na hora da fala. Tudo isso parece sobrecarregar o learner a ponto dele considerar que não tem uma boa compreensão auditiva, quando isso pode não ser verdade. 

Com o objetivo de te ajudar, deixamos aqui embaixo seis ideias que vão te ajudar muito a desenvolver seu listening e não ter medo de nenhuma conversa! Let’s take a closer look: 

Ver filmes e séries em inglês

Essa é a primeira dica que damos e, se seu objetivo é puramente melhorar suas listening skills, o ideal seria assistir sem legenda. Mas se você também quiser incrementar seu vocabulário, se joga na legenda em inglês. Ela pode ser sua aliada, mas mantenha em mente que a utilização da legenda em inglês vai tirar seu foco da audição.

Uma dica legal é assistir a desenhos infantis, que tem um vocabulário e gramática mais simples, ritmo de fala um pouco mais devagar. Ou então, filmes que você já assistiu mais de uma vez e conhece os diálogos, pois você vai entender melhor mesmo se não conhecer todas as palavras que foram ditas em inglês.

Karaoke and lip sync!

Se você é daquelas pessoas que amam cantar, we have good news for you! Ouvir músicas em inglês já ajuda muito no processo de se familiarizar com a língua, mas cantar e procurar entender as lyrics de suas músicas favoritas vai com certeza promover um desenvolvimento do seu listening e speaking de maneira muito mais leve, divertida e eficaz!

E se você tem vergonha de cantar: no problem! O lip sync, que seria dublar por cima da música, vai fazer com que seus músculos faciais se acostumem com a pronúncia e fonemas da língua inglesa. E aí, qual vai ser a próxima música que você aprenderá a cantar?

Ouvir podcasts ou canais no Youtube

Não apenas músicas podem melhorar seu listening, mas podcasts e vídeos do YouTube também podem ser ferramentas poderosas nos seus estudos. Como tanto podcasts e vídeos trazem assuntos mais cotidianos e do seu interesse, você pode adquirir muitas dicas de vocabulário e também aprender ouvindo um nativo e as especificidades da língua naquele contexto e cultura.

Os vídeos ainda têm o uso das imagens, que podem te auxiliar a compreender o contexto e fazer melhores leituras sobre a situação.

Ler em voz alta

Se você é um fã de leitura, viemos mostrar que ela não auxilia só no seu reading e writing, mas em todo o conjunto das competências, com listening e speaking. Como? É só ler em voz alta! 

Você vai encontrar seu próprio ritmo e movimentos respiratórios, melhorar sua dicção e pronúncia. É um pacote 4 em 1.

Se você está começando a aprender agora, nossa dica são os livros infantis ou até a função presente no Kindle de verificar a palavra e seu som ao clicar nela. 

Atenção em linguagem não verbal

A linguagem não-verbal por muitas vezes é universal e ela pode te ajudar muito a compreender melhor o que foi dito. Vamos ver um exemplo? As palavras can e can’t têm pronúncias muito parecidas, especialmente quando seguidas de um verbo iniciado em “T”, como por exemplo, “teach”.

Vamos imaginar que você esteja procurando um professor particular e pergunte “Can you teach me?” A pronúncia de “I can teach you” e “I can’t teach you” é a mesma, mas a expressão facial daquela pessoa vai entregar se a resposta foi positiva ou negativa.

Manter o ritmo do estudo e contato com a língua

Assim como qualquer coisa que estamos aprendendo, precisamos manter o contato e uma frequência de estudos alta para que aquele aprendizado se fixe em nossa memória e não se torne apenas um saber passageiro, porque tudo que não praticamos tende a ser esquecido ou pelo menos ficar bem enferrujado.

O ideal seria estudar uma ou duas vezes na semana e, todo dia, ter um contato com a língua, mesmo que seja através de músicas ou um seriado. Desse jeito, a língua fica ativa na sua cabeça o tempo inteiro!

Quer mais dicas para s Quer saber mais sobre como melhorar seu vocabulário e sua pronúncia? Clique aqui e nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma dica diária.

Compartilhe

Acompanhe Mais:

Aprenda inglês agora!

Chegou a hora de vencer esse desafio.