Firetongues

5 profissões em alta para 2022 em que o inglês será diferencial

Desde 2020, com o início da pandemia, conseguir um emprego se tornou mais desafiador do que era antes. Junto a isso, a adequação das pessoas ao home office, fez com que muitas empresas criassem um modelo de trabalho em que é possível manter o trabalho a partir de casa.

Com essas mudanças, podemos afirmar que o mercado de trabalho não é mais o mesmo. Por isso, neste post, vamos abordar cinco das principais profissões em alta para 2022.

Vamos observar as áreas onde houveram maior crescimento do número de vagas e como ter a fluência em inglês pode ser o seu grande diferencial para concorrê-las. Vamos la!

I.T. – Information Technicians

Você conhece os famosos T.I.’s, né? Pois bem! Essa área profissional tem um mercado repleto de vagas. O segmento cresceu por volta de 10% nos últimos dois anos e tem prospecção de crescer mais 12% nos próximos 10 anos, devido à grande demanda de desenvolvimento de softwares e plataformas pelas empresas, que estão caminhando em direção à era do comércio e comunicação digital. 

O inglês é a língua oficial da pesquisa, da informação e, por conta da tecnologia ser globalizada, é indispensável que um técnico da informação tenha um conhecimento no mínimo intermediário do idioma.

Além, é claro, das linguagens de programação e das nomenclaturas dos softwares e hardwares, o inglês expande as possibilidades para que esses profissionais de tecnologias possam atuar até mesmo fora do país, onde a demanda por especialistas desse ramo é gigantesca.

Personal Shopper

Se você gosta de fazer compras, essa é a profissão certa para você! Com a correria do dia a dia, cada vez mais pessoas estão procurando alguém que realize as suas tarefas no seu lugar. Fazer compras são uma dessas tarefas. 

Um personal shopper precisa ser alguém antenado às tendências, deve conhecer as principais marcas, distribuidoras, promoções e preços. O que é mais legal sobre essa profissão que está super em alta, é que você pode ser um comprador de qualquer coisa: de móveis, roupas e até itens para casamento. A área é extremamente abrangente e você com certeza pode achar um ramo que te interesse. 

Como é imprescindível o conhecimento pelas tendências mundiais, é muito importante falar inglês para ter acesso às informações ao nível global sobre o que você deseja comprar. E para os personal shoppers que desejam trabalhar em segmentos de luxo e moda de alta costura, por exemplo.


Digital Marketing

O Digital Marketing nada mais é do que o marketing realizado em ambiente digital. Ou seja, na internet, usando ferramentas como redes sociais, e-mails e sites. O interessante é que o ramo tem crescido muito nos últimos anos e com certeza é uma área legal para quem está procurando uma carreira. 

A comunicação digital elevou a publicidade a níveis antes inimagináveis por isso, vemos tantos profissionais se dando bem por aí.

Assim como no Marketing offline, no Marketing Digital existem muitos termos específicos em inglês e, se você conhece e entende eles, você pode estar mais próximo da vaga do que os outros candidatos.

Dependendo da empresa, há demandas de relacionamento com base de clientes de outros países e comunicar-se em inglês é fundamental para cumprir com êxito suas funções. Inclusive, a fluência no idioma pode ser critério eliminativo devido a sua tamanha relevância para a área.

Social Media Manager

O Social Media Manager, além de planejar, também controla a concorrência e os clientes, por meio de análise e interpretação de dados.  O domínio de inglês é indispensável para quem quer seguir carreira na área de social media, dado que a maior parte do conteúdo produzido nas redes sociais está em inglês.

Um job semelhante ao Marketing Digital, mas mais específico é Social Media Manager, o profissional responsável por criar, apresentar e liderar as estratégias de uma empresa nas redes sociais e devem estar estreitamente ligadas aos objetivos da marca.

É de grande importância que esse profissional esteja antenado ao que está acontecendo na internet e, como sempre dizemos por aqui, o inglês é a língua da internet.

Freelancers

A procura por conteúdo digital, principalmente vídeos curtos, cresceu muito durante a pandemia e os famosos “freelas” estão surfando em sucesso nessa onda! As empresas procuram esse tipo de profissional com muita frequência, tanto para produção de conteúdos pontuais, quanto para trabalhos recorrentes. E olha, um existem oportunidades para ser um profissional freelancer em diversas áreas, como fotografia, design, redação de conteúdos, etc.

Além da parte de pesquisa de conteúdo exigida do profissional que queira trabalhar com redes sociais, muitas palavras em inglês fazem parte de seu cotidiano. 

Fique de olho nas próximas postagens, estaremos disponibilizando para você dicionários específicos para essas áreas que utilizam termos específicos em inglês, que não possuem tradução exata. 

Você já conhecia essas profissões? Tem vontade de trabalhar em alguma dessas áreas? Conte para nós! 

Quer saber mais sobre como melhorar seu vocabulário e sua pronúncia? Clique aqui e nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma dica diária.

Compartilhe

Acompanhe Mais:

Aprenda inglês agora!

Chegou a hora de vencer esse desafio.